Em seus 75 anos de história, a Porsche sempre teve como diferencial a esportividade de seus carros. Feitos para as ruas, mas com a emoção das pistas, são ágeis, eficientes e potentes. Sem dúvida, dirigir um automóvel da marca é uma experiência inigualável. 

O segredo dessa velocidade está na alma do veículo: o motor. Unidos ao design elegante e único, eles são o grande diferencial da montadora. Conheça mais sobre os motores Porsche e as suas características. Boa leitura! 

Quais são os tipos de motores da Porsche?

Conheça os diferentes modelos usados pela marca:

  • Boxer

Tem cilindros contrapostos de forma horizontal, diminuindo a altura do motor. Assim, ajuda a equilibrar o peso entre a traseira e a dianteira e melhorando a estabilidade. Também reduz as vibrações, permitindo uma direção mais suave. 

  • Motor V6

Com formato de V, é composto por seis cilindros, três de cada lado. É bastante compacto, mas, pelo seu ângulo estreito de 60°, gera bastante vibrações. 

  • Motor V8

Apresenta a forma em V, com quatro cilindros de cada lado. Considerado uns dos tipos de motor mais versátil, pode ser usado em diferentes tipos de veículos. 

  • Motor V10

Feito em V, mas com 10 cilindros divididos entre os dois lados. É um dos mais potentes, aplicado em carros de grande porte e esportivos. 

 

Tecnologias Porsche: conheça os diferenciais da marca

Para criar veículos que unem a esportividade com o aspecto urbano, a Porsche usa algumas tecnologias que permitem gerar verdadeiras obras-primas mecânicas. Confira:

  • Injeção direta

Nos sistemas com injeção direta, o ar e o combustível são misturados dentro da câmara de combustão, a partir de uma pressão maior, que possibilita a queima total. 

Carros com essa funcionalidade apresentam um desempenho otimizado e consomem menos, já que a gasolina é completamente aproveitada. A Porsche introduziu a tecnologia em seus veículos em 2009. 

  • Turbocompressor

Conhecido apenas como turbo, tem o objetivo de oferecer mais potência sem precisar aumentar o tamanho do motor. O desempenho está diretamente ligado à quantidade de ar que o motor aspira em cada ciclo. Portanto, o turbo comprime esse ar antes dele ser admitido, permitindo a entrada de uma massa maior na câmara de combustão. 

A Porsche foi pioneira no uso dessa tecnologia. Em meados dos anos 1970, passou a aplicá-la em carros de rua enquanto as concorrentes ainda usavam altas cilindradas para aumentar a velocidade.

  • Sistema de admissão variável

Nos anos 2000, a Porsche trouxe para os seus veículos a regulagem variável da válvula de admissão. Em rotação baixa, ela se abre menos. Quando a demanda por potência aumenta, a válvula também cresce, permitindo que o coletor aspire e distribua mais ar para os cilindros. 

  • Escapamento esportivo

Para quem é aficcionado por velocidade, o escapamento não é apenas funcional. Ele é responsável por dar aos carros da Porsche o seu som característico. Um dos aspectos singulares desse sistema é o catalisador metálico, aplicado nos veículos da montadora na década de 1990.

Ele se aquece mais rápido do que os convencionais, feitos em cerâmica. Assim, alcança as condições operacionais ideais em menos tempo. 

 

Motores turbo e elétricos: características de cada um

Atualmente, a marca trabalha com foco em dois tipos de motores: os turbo e os elétricos. Conheça os atributos deles. 

  • Motores turbo

Citamos o turbocompressor anteriormente, e é ele que dá nome a essa categoria. Os motores feitos com essa tecnologia são uma das prioridades das montadoras, pois oferecem desempenho e eficiência extraordinários, reduzindo o consumo e a emissão de gases poluentes.

Um exemplo são os modelos Carrera e Carrera S. Ao serem equipados com motor turbo 3.0 de seis cilindros, os dois veículos geraram mais torque e potência do que as gerações anteriores, mas consumindo menos. 

  • Motores elétricos

A Porsche oferece tanto automóveis totalmente elétricos, quanto os chamados híbridos plug-in. 

Nos motores de transmissão elétrica, a tensão de 800 volts assegura a alta potência contínua, reduz o tempo de carga e diminui o peso. Têm autonomia de até 512 km, com carga super-rápida: a bateria vai dos 5 aos 80% em menos de 25 minutos. Alcança até 260 km/h.

Já os plug-in, equipados com um motor elétrico e um a combustão interna, garantem uma potência maior unindo os dois motores e reduzem o gasto de combustível. A sua velocidade máxima é de 315 km/h. 

Realize o sonho de ter o seu Porsche

Aqui, no Porsche Center , temos modelos icônicos da marca que são referência em velocidade. Confira as máquinas extraordinárias que esperam por você!