Poucas marcas de carro conseguem ter performance, luxo e alto padrão como essência presente em cada modelo, mas a Porsche faz isso com excelência em todas suas criações. Porém, existem obras-primas que vão além, alcançando um nível de exclusividade que os torna ícones do mundo do automobilismo.
Você está prestes a conhecer o Porsche mais raro do mundo, um carro que moldou a forma como entendemos a esportividade, velocidade e qualidade. Além disso, vamos apresentar outros veículos da montadora que são sinônimo de exclusividade. Boa leitura!
O que torna um Porsche raro?
Antes de mais nada, vale a pena explicar que, para a Porsche, raridade nunca é apenas sobre quantidade limitada. É uma convergência de fatores, que incluem inovação, legado e o desejo do consumidor pelo veículo.
Algumas características de um veículo considerado raro incluem:
- Produção reduzida, com poucas unidades ou até mesmo só uma;
- História peculiar, como o uso em competições ou o design assinado por um engenheiro icônico;
- Inovações tecnológicas pioneiras;
- Alto valor no mercado de colecionadores.
Qual é o Porsche mais raro do mundo?
A resposta não poderia ser outra: o primeiro Porsche da história, o 356 ‘No. 1’ Roadster, criado por Ferry Porsche em 1948, na cidade austríaca Gmünd. No dia 08 de junho do mesmo ano, o carro recebeu a sua licença para operar. A data é considerada o nascimento da marca.
A carroceria de alumínio e a estrutura de tubos de aço foram pensadas especialmente para esse modelo. O ‘No 1’ é considerado um protótipo e permaneceu como uma unidade verdadeiramente única, já que a versão de produção em série teve algumas alterações: enquanto o original tinha motor boxer de quatro cilindros à frente do eixo traseiro, os modelos de fábrica foram equipados com motor na traseira e, a partir de 1950, carroceria de aço ao invés de alumínio.
Seu valor é incalculável. Afinal, é o primeiro modelo da marca, que deu origem a todos os posteriores. Por conta disso, ele está preservado e exposto no Porsche Museum, em Stuttgart. Que tal incluir o Porsche Museum no seu próximo roteiro pela Europa e vivenciar de perto a história da marca que transformou o mundo dos esportivos.
Conheça outros modelos raros da Porsche
Além do carro que começou tudo, a Porsche acumula marcos ao longo de sua trajetória, com outros veículos que são símbolo de raridade, como:
- Porsche 911 GT1 Strassenversion (1997)
A versão de rua do carro criado pela marca para competir na tradicional prova de 24 Horas de Le Mans. Foi desenvolvido para atender às exigências da categoria GT1 de competidores, que determinava que todos deveriam ter uma variação homologada para as ruas.
O 911 GT1 é herdeiro do lendário Porsche 962, trazendo muitos dos componentes mecânicos de seu antecessor. Manteve a tradição também nas pistas: o modelo foi o vencedor do Le Mans em 1996 na sua categoria. A versão de rua teve cerca de 20 unidades produzidas, com motor flat six biturbo de 3,2 litros e 540 de potência, acelerando até 200 km/h em 10,5 segundos e velocidade máxima de 308 km/h.
- Porsche 959 (1986)
Na época, o carro mais tecnológico do mercado, o Porsche 959 transformou o segmento de esportivos de rua e é uma verdadeira lenda. O motor biturbo sequencial era baseado na mecânica dos modelos de corrida 956 e 962. A velocidade máxima de quase 320 km/h impressionava tanto na época quanto hoje, graças à potência de 450 cv.
Outra grande inovação do modelo é a tração nas quatro rodas, uma abordagem que passou a ser adotada por muitas marcas de esportivos de luxo. Com apenas 292 exemplares produzidos, hoje o Porsche 959 chega a valer mais de US$ 1,5 milhão em leilões.
- Porsche 918 Spyder (2015)
Um híbrido esportivo que até hoje quebra recordes, o 918 Spyder desconstruiu a ideia de que modelos com eletrificação são apenas eficientes e não velozes ou potentes. Equipado com motor a combustão 4.6 V8, motor elétrico de 129 cv no eixo dianteiro e outro de 156 cv no eixo traseiro, entrega 887 cv de potência.
Acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, com velocidade máxima de 345 km/h. Com vários elementos em fibra de carbono, ele se torna leve como um carro de corrida, garantindo ainda mais agilidade. Foram 918 unidades produzidas, todas vendidas mesmo antes de chegarem às lojas.
- Porsche 911 Carrera RS 2.7 (1973)
Referência quando o assunto é esportividade clássica, o 911 Carrera RS 2.7 foi o primeiro a contar com aerofólio traseiro integrado, a famosa “cauda de pato”, que garantiu um desempenho incrível em curvas.
O motor 2.7 revestido em liga de níquel e carbeto de silício, uma tecnologia inaugurada no 917, alcança 210 cv, quebrando o recorde da marca, até então, de 200 cv.
Em torno de 500 unidades foram produzidas para as ruas, mas apenas 17 permaneceram originais. As demais foram convertidas para versões com acessórios extras, que aumentaram o peso do veículo, diminuindo sua agilidade.
Porsche: raridade, performance e valor de colecionador
Qualquer criação da marca carrega consigo uma parte da história do automobilismo, unindo modernidade e tradição, luxo e potência. Os veículos Porsche valorizam cada vez mais com o passar do tempo.
Modelos atuais, como Macan, Cayenne, 911 e Taycan, trazem um pouco do legado das máquinas mais raras da Porsche. Afinal, eles são fruto das inovações presentes nesses veículos icônicos.
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