
Quem nunca se empolgou ao ouvir o ronco forte de um carro potente? Para os amantes do automobilismo, esse som representa potência, velocidade e robustez.
Nos automóveis de luxo, a acústica é um aspecto trabalhado de forma minuciosa, garantindo que cada motor gere um som não apenas agradável, mas que complementa a personalidade do veículo.
A Porsche domina esse aspecto, contando com especialistas que desenham a experiência sonora como parte do todo, criando os ruídos característicos dos esportivos da marca. Saiba mais a seguir!
Por que a sonoridade é tão importante nos carros da Porsche?
O som de um motor potente é parte essencial da experiência multissensorial que um veículo de luxo oferece. O ronco certo, no momento perfeito, transforma a conexão entre a máquina e o ser humano.
Esse estímulo auditivo possibilita uma direção profundamente imersiva: a sensação da aceleração, por exemplo, é somada ao som do motor, intensificando a emoção.
A experiência sonora pensada nos mínimos detalhes
Experts em acústica trabalham para assegurar que cada veículo soe como um Porsche. O ronco do motor deve acompanhar a sua performance, além de carregar a identidade única da marca: ser complexo, com diversas frequências, nunca unidimensional.
Além disso, o timbre e o volume devem variar de acordo com a aceleração. Dessa forma, o som agrada o motorista e também serve como um ponto de referência importante.
Para que cada carro tenha o seu ronco perfeito, diversas características são seguidas à risca na construção do motor, desde o número de cilindros até o diâmetro dos canos de escapamento e o controle da pressão de fluidos.
O som característico também está presente nos elétricos
Você reconhece um Porsche de olhos fechados. Isso não é diferente com os modelos elétricos da marca. O Taycan, uma máquina totalmente elétrica, tem desempenho extraordinário e esportividade vibrante em todos os aspectos, até mesmo no som.
Os motores elétricos são naturalmente de baixo ruído, mas diversas legislações determinam que os veículos movidos a eletricidade tenham um sistema de alerta acústico, emitindo roncos similares aos de carros a combustão. A Porsche transformou essa obrigatoriedade em arte.
O perfil sonoro do Taycan é potente e transmite velocidade e personalidade, combinando perfeitamente com cada detalhe do automóvel. A sonoridade criada para ele não é elaborada artificialmente, ela aproveita o melhor dos sons naturalmente gerados pela máquina.
Os elétricos são menos ruidosos, mas não totalmente, já que a rodagem dos pneus, a transmissão e a vibração do motor são tão expressivos quando um modelo a combustão. A partir desses ruídos, o ronco peculiar do Taycan foi elaborado, resultando em um som agradável e robusto, que aparece em respostas claras e ágeis, assim como nos esportivos tradicionais.
Dirija, sinta e escute um Porsche todos os dias
Agora que você conhece um pouco da dedicação envolvida para criar a experiência sonora da Porsche, agende um test drive! Fale conosco para receber mais informações.
Deixe um Comentário