De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o primeiro semestre de 2024 registrou um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil. Esse número representa um aumento 146% sobre o primeiro semestre de 2023.

 

Equiparado à indústria automobilística no geral, ainda é um valor pequeno quando comparado ao potencial que essas máquinas têm. Pois, em pouco tempo, esse tipo de carro já demonstra a evolução e os indícios necessários para ser o modelo mais utilizado no mundo todo, causando uma revolução elétrica automotiva.

 

Nesse contexto, a Porsche conta com investimentos significativos no desenvolvimento de suas próprias linhas de veículos movidos a eletricidade, oferecendo uma variedade de opções para quem deseja alternar para uma versão diferente do padrão dos carros a combustão, que há muito dominam o mercado.

 

Neste blog, vamos explorar a ascensão dos carros elétricos, que estão moldando o futuro da mobilidade. Boa leitura!

 

O que são e quais as principais diferenças dos carros elétricos?

Diferentemente dos veículos convencionais, que utilizam um motor a combustão interna, os modelos elétricos são construídos com um ou mais motores que funcionam por meio da eletricidade, a acumulando em baterias ou células.

 

Mas nem todos operam da mesma maneira. As versões híbridas contam com ambos tipos de engrenagem, por exemplo. Isso significa que tanto uma forma quanto a outra pode ser usada para ligar o carro.

 

Entre as vantagens dos carros elétricos, estão:

 

  • Poluem menos o meio ambiente, pois não emitem gases como os tradicionais;
  • Podem ser carregadas por eletricidade, energia solar ou eólico;
  • Redução dos gastos com manutenção e abastecimento.

 

Quais são os tipos de carros elétricos?

Alguns dos veículos elétricos são abastecidos totalmente por energia elétrica, mas existem modelos que integram outras tecnologias em seu desenvolvimento. Confira todos os tipos de carros elétricos:

 

  • 100% elétrico: utiliza a eletricidade como principal fonte de combustível. 

 

  • Híbrido convencional: conta com um motor a combustão, tendo a sua tração e propulsão derivadas deles. No entanto, também tem um elétrico, que aumenta a eficiência e adiciona algumas das vantagens desta versão.

 

  • Híbrido Plug In: também integra dois motores, sendo movido a eletricidade e a combustíveis, porém, o seu diferencial é que pode ser recarregado a partir de cabos.

 

  • Célula a combustível: movido a hidrogênio, é uma opção ainda incomum, pois apesar do carregamento rápido é dependente de estações que forneçam o seu tipo de alimentação. 

 

Como está sendo a transição para os carros elétricos?

Segundo projeção do Rocky Mountain Institute (RMI), organização dedicada a pesquisas e estudos sobre sustentabilidade e inovações tecnológicas, os carros elétricos devem dominar o mercado automobilístico até 2030, representando cerca de 62% a 86% das vendas globais. Ainda de acordo com os dados do instituto, a aquisição de carros movidos a combustíveis tradicionais encontram o seu pico em 2019, entrando em estagnação desde então. 

 

A transição entre um modelo e outro já está sendo vista no Brasil, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), confirma que, até 2032, o segmento de carros elétricos deve receber em torno de R$125 bilhões, abrangendo todas as desenvolvedoras nacionais.

 

Por que os carros elétricos da Porsche são o futuro?

A Porsche, antecedendo essa tendência mundial dos automóveis elétricos, já produz os seus próprios veículos, utilizando a melhor tecnologia disponível no mercado. 

 

Esse é o caso da linha Taycan, que conta com máquinas 100% elétricas de alta performance. Lançada em 2019, mas que até os dias atuais prova ser um diferencial entre os modelos de última geração, utilizando-se a cada novo carro.

 

Seguindo esse mesmo princípio, também temos a linha Macan, que apresenta desempenho único em seus modelos elétricos. Ainda se destaca pela interpretação progressiva do design clássico da Porsche, sendo uma representação contemporânea do que significa velocidade na cidade e nas estradas. 

 

Confira mais detalhes que as tornam únicas:

 

  • Desempenho elétrico excepcional;
  • Recarga rápida, reduzindo o tempo mínimo de inatividade durante as viagens;
  • Não emite gases poluentes e contribui para a preservação do meio ambiente;
  • Painéis de controle inovadores e telas sensíveis ao toque, fornecendo uma ampla gama de recursos e conectividade;
  • As carrocerias são robustas, garantindo mais segurança.

 

Quais são os modelos da Porsche Macan Eletric?

A linha Macan Eletric integra alguns destaques, tendo veículos que se adequam a diferentes situações do cotidiano e do esporte automobilístico, sendo eles:

 

  • Macan;
  • Macan 4;
  • Macan 4S;
  • Macan Turbo.

Faça parte da revolução elétrica da Porsche

Em breve, o mundo automobilístico será dominado pelos carros elétricos. E você, vai ficar de fora dessa? Acesse o site e entre em contato para explorar as opções que a linha Taycan da Porsche tem a oferecer.